Atualizado em 28/06/2011 às 14:31:41

Escadas na decoração

 


Dicas para deixar os ambientes mais bonitos aproveitando o charme das escadas

 

escadas na decoracao Escadas na decoração

As escadas vêm se destacando nos projetos de interiores não só como um elemento de ligação entre ambientes, mas também como uma parte valiosa na decoração. Além da escolha do espaço ideal para a escada em um ambiente, é preciso escolher bem os materiais para a estrutura e o tipo de escada que mais combina com os demais elementos decorativos.

Os modelos vão dos clássicos e retos até o mais ousados e com efeitos como o espiral, helicoidal, com acessos secundários de armários, estantes ou até mesmo jardins embaixo.

Em ambientes mais espaçosos, as escadas retas deixam o ambiente elegante. Para um efeito mais leve e discreto, aposte nas escadas com degraus de concreto que apresentam uma espessura mais fina e o corrimão seja de vidro.

Ambientes mais modernos e sofisticados pedem escadas com degraus vazados ou normais, revestidos em qualquer tipo de madeira ou pedras como o mármore e granito. Já locais pequenos, pedem escadas em espiral ou semi-círculo, desenhos com efeito “torcidinho”que dão um charme a mais na decoração e não ocupam muito espaço.

Além da beleza, a escada precisa trazer conforto e segurança. Ela deve ser ergonomicamente correta obedecendo a uma altura de 15 a 18 cm nos degraus e com uma largura que não deve ser inferior a 90 cm. É imprescindível a presença de corrimão e guarda-corpo firmes para total segurança, principalmente das crianças.

Além de escolher o tipo de escadaria ideal, também é preciso pensar nos detalhes, como revestimentos e acabamentos. Para evitar acidentes, escolha tipos de corrimão mais fechados e com apoio firme. O corrimão de madeira ou alumínio, balaústres diferenciados como base ou até mesmo papéis de parede, azulejos ou ladrilhos hidráulicos de diversas cores e modelos em cada degrau, deixa a escadaria diferenciada e com muito estilo.

Aplicando a filosofia do feng shui para harmonização dos ambientes, uma dica de como usar escadas na decoração é investir em um pequeno jardim na parte de baixo da escadaria usando pedras naturais, plantas e flores. Caso não tenha espaço, solte a criatividade e invista em pequenos vasos de flores ou objetos no canto de alguns dos




 


Tags: Casa , Decoração, ,

 



comente esta matéria